Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Sou do mundo e sou Minas Gerais, Brazil
Quem eu sou? Eu era uma estudante de mestrado em Coimbra. Desde o início de 2010, estou tentando me redescobrir. Sei que mudei. Uma nova Jana com muitas coisas da antiga Jana e tantas outras por descobrir. Voltei ao Brasil. Mestre em Comunicação. Mas minha mente continua entre idas e vindas. E ela vai longe...

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Fim do dia, um pouco de nostalgia

Semana de calor. Final de semana de calor. Muito calor. Por isso, o ventinho que me acaricia agora, entrando sem reservas pela janela do meu quarto, é um presente para este fim de domingo e traz a vontade de um início de semana mais feliz, mais leve, mais sereno.


Traz também nostalgia. Não há nenhuma ligação direta, mas vento me traz esse tipo de sentimento. Pelo dicionário, nostalgia seria tristeza causada por saudades da pátria. Quem ganha mundo sabe que a conotação de pátria muda. Que há pátria de fato, de coração, por adoção, por aceitação. Acabei de ler no facebook de minha querida amiga Fernanda que a torre da Universidade de Coimbra será aberta à visitação a partir de fevereiro.


O pátio da Universidade era bem o quintal da minha casa. Era só subir o quebra-costas, escadaria que liga a Baixa à Universidade, na Alta. Vou ter que ir lá. Espero que isso não tarde. Porque a torre vale não só por seu significado para Coimbra, mas como referência de quem morou, estudou, viveu, sentiu, riu e chorou pelas ruelas dessa cidade.


Preciso de um retorno para entender melhor o que se passa comigo. Para sentir o que é regressar. Para ver com outros olhos tudo. Todos. Não sei se isso se passa com todos que voltam para a pátria depois de um tempo fora... Existe uma ânsia de regresso. É fato. Sinto saudades. Muitas. Bem me avisou a Dra. Isabel Ferin. Experiente. Sábia. Mestre. As identidades são muitas. Pertencer e não pertencer. Diásporas.


Amália Rodrigues canta Coimbra:http://www.youtube.com/watch?v=LqB8RAPC9QM&feature=fvw


Balada da despedida, por Fernando Machado Soares: http://www.youtube.com/watch?v=AsqQXQ6H7dU

4 comentários:

  1. Coisa boa é saber que esses sentimentos todos moram dentro de você! Leonina danada de intensa!
    Vamos nos ver em breve e subir a torre da cidade do conhecimento =)

    ResponderExcluir
  2. Achei ótimo saber que finalmente poderemos subir na torre :) mas 10 euros me desanimou, hein. Beijos, Rê

    ResponderExcluir
  3. E aí, Jana!
    Não vou perguntar à minha professora o tradicional "como vão as coisas", diante de tantos sentimentos misturados que o blog tem exposto, né...rs. Mudanças, sentimentos, passado e futuro que muitas vezes não deixam nossos pés sentir o presente que está aqui, agora. É complicado, mas leio seus textos e torço por vc, para que encontre as respostas que procura.
    Por falar em respostas, estou em Mariana fazendo mestrado em Letras pela UFOP, cheio de dúvidas, dentre as quais penso que você pode ajudar a solucionar uma delas. Passa seu email que conversamos melhor.
    Abraço e tudo de bom aí em BH.

    ResponderExcluir
  4. Poxa Jana, tb ando morrendo de saudades de lá. Tenho sonhado e tudo!!!! SInto falta do sotaque, das ladeiras, do friozinho, do rio Mondego... de tudo!!!!
    Mas ainda iremos voltar, com certeza!!!
    Bjos, Alice.

    ResponderExcluir